quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Doenças

Sinusite


A sinusite é uma inflamação de cavidades existentes nos ossos da face, o seio da face ou sinus. Essas cavidades têm comunicação com as fossas nasais e podem ser invadidas por bactérias, que desencadeiam um processo infeccioso. Na sinusite aguda, a pessoa tem dor em diversas regiões da face e há corrimento nasal mucoso e, às vezes, purulento (com pus).


Classificação

Esta patologia pode se dividir em três tipos:

1.    Infecciosa: a sinusite neste caso tem características de dor na região dos seios da face, seguida de obstrução nasal, secreção purulenta e febre.
2.    Alérgica: apresenta dor nos ossos da face, ocasionalmente febre e vem com todos os sintomas comuns da alergia, coriza clara e abundante, obstrução nasal e crises de espirros.
3.    Traumática: causada por diferença de pressão. Por exemplo, durante viagens de avião ou mergulho. Suas características são a dor maxilar e pouca obstrução nasal.
Além disso, elas são classificadas de acordo com o tempo que duram
Aguda: Duração de menos de 1 mês.
Sub-aguda: Duração entre 1 e 3 meses.
Crônica: Duração superior a 3 meses
Aguda recorrente: 3 ou mais episódios por ano, com cada episódio durando menos de duas semanas.


Causas

  Os casos mais comuns que podem desencadear a sinusite são: a gripe comum, alergia, desvio do septo nasal e condições climáticas aversivas. As infecções mais frequentes são por infecção viral pelo rinovírus, adenovirus, vírus respiratório sincicial ou/e para-influenza. A infecção pode acometer diretamente a mucosa de várias cavidades paranasais simultaneamente. Em biópsias de casos cirúrgicos geralmente identificam vários agentes infecciosos presentes simultaneamente em mais de uma via respiratória. Em alguns raros casos a origem de sinusite maxilar pode ser uma infecção nos dentes.


Diagnóstico


O processo de diagnóstico se inicia e muitas vezes são suficientes com uma história clínica bem colhida, associada a um exame físico bem feito. A critério médico podem ser utilizados exames radiológicos, como o Raios x de Seios da Face, ou Seios Paranasais, destacando que para melhor identificação é recomendado uma tomografia computadorizada de Seios Perinasais.

 

Sintomas

  •  Dor de cabeça forte;
  • Obstrução nasal;
  • Febre;
  • Coriza;
  • Espirros;
  • A dor pode aumentar quando o paciente está curvado ou deitado.

Prevenção


  Existem várias maneiras de prevenir a sinusite. O primeiro passo é fazer de tudo para garantir uma boa função nasal, é manter as cavidades bem ventiladas, o que pode ser feito limpando bem o nariz com uma solução salina (água com uma pitada de sal ou soro fisiológico). Manter a casa bem limpa também contribui na prevenção de alergias. Beber bastante água ajuda a manter os mucos menos densos. Um alergista pode fazer um exame para verificar as quais possíveis agentes alergênicos o paciente reage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário